abril 11, 2011

Quando é o momento de parar de dirigir? por Silvia Masc

O que é motivo de aflição para muitos pais, é de extrema felicidade para os filhos: a maioridade que permite tirar a carteira de motorista. A sensação de liberdade representada pelo carro explica a ansiedade entre os adolescentes.

Enquanto os jovens ficam ansiosos para começar a dirigir, os idosos temem a hora de ter de largar o volante. Quando a experiência está no auge, a saúde ou a família forçam a aposentadoria do motorista.

Lembro de uma amiga, cujo marido já estava na hora de parar, e ele adorava dirigir, mas já estava se tornando algo perigoso, ela muito carinhosa, preocupadíssima como tirar algo que era um prazer muito grande pra ele sem magoá-lo. A providência conforme ela conta, foi divina, de uma maneira meio torta, mas foi a solução - roubaram o carro.  Foi até cômico a felicidade dela ao entrar na delegacia para ao fazer o BO para acionar o seguro, o delegado em tom de suspeita disse que nunca tinha visto alguém tão feliz em ter o carro roubado, ela então contou a razão, e ele entendeu, que não era alguém querendo aplicar um golpe na seguradora.

Foi então que ela fez uma proposta ao marido bem interessante e que ele acatou sem sofrer: com o dinheiro pago pela seguradora, eles criaram o “fundo do táxi”, e agora, quando saem, descem na entrada do prédio, que lhes deu um presente, um ponto de táxi exatamente em frente.

O Brasil tem mais de 52 milhões de motoristas habilitados, desses pelo menos 6 milhões têm mais de 61 anos. O código de transito não determina a idade limite, já que um idoso de 80 anos pode ter melhores condições de dirigir do que uma pessoa de 40.

A hora, muita vezes tem que ser determinada pelos familiares, que deveriam pegar uma "carona" com o idoso e observar, se não há défict de atenção, se o idoso se lembra aonde estacionou, se obedece as leis de trânsito como antes, se não oferece risco à sua ou a vida de outros.


Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

Nenhum comentário: